quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Chico e a tesoura

Chico e a tesoura

Teste animação chico e a tesourahttp://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=testeanimaochicoeatesoura-100923144201-phpapp02&stripped_title=teste-animao-chico-e-a-tesoura&userName=leilalindinha" />http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=testeanimaochicoeatesoura-100923144201-phpapp02&stripped_title=teste-animao-chico-e-a-tesoura&userName=leilalindinha" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="355">

GOVERNO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINÓPOLIS
PLANEJAMENTO PARA AULA DE REFORÇO

Escola: Paroquial Cristo Rei Tocantinópolis, 14/06/2010.
Professora: Leila Araújo Rodrigues - ANO: 2º - MÊS: Maio - TURMA: Tatiana Belinky - TURNO: matutino
Data 14/06/2010 e
16/06/2010

DISCIPLINA - Matemática e Português
(Conteúdo)
O calendário - as horas e os dias da semana

COMPETENCIA
· Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura o relogio e o calendário.
HABILIDADE
· Identificar por meio do relógio as horas
· Ler e interpretar no calendário a localização dos dias da semana
Escrever frases com base na aula visual.

Treino ortográfico com exercício de fixação utilizando jogos educativos
on-line
Nas atividades propostas, os alunos demonstraram interesse em participar da aula por terem interagido com o recurso tecnológico (computador, celular e o relógio).
COMPETENCIA
Compreender os significados das medidas a partir de situações problema que expressem seu uso no contexto social e da leitura das horas no relógio de ponteiro e digital e em outras áreas do conhecimento que possibilitem uma comparação de grandezas da mesma natureza.
HABILIDADE
Ler e registras horas no relógio.
Ler e identificar no calendário os dias da semana
Utilizar os jogos educativos como meio de aprendizagem explorando o relógio como recurso de medir o tempo.
METODOLOGIA
- Explorar o relógio grande de parede e um digital para compara, cada aluno irá receber um relogio confeccionado de cartolina, para identificar as horas com uso do ponteiro;
- Na internete em sala com datshow interagir com jogos emvolvendo situações problemas;
- Distribuir atividades com cartaz e calendario grande onde irão desenhar relógio e interpretar uso do calendário e criar frases...

Plano de aula

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Ensino Religioso
Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apreender as especificidades e características das histórias em quadrinhos; Produzir histórias em quadrinhos.Respeitar os colegas, evitando uso dos apelidos; Conhecer a variedade lingüística do português; Observar os gestos e expressões faciais do personagem, interpretando as imagens quanto as palavras que estão ausentes ou que estão implícitas. Compreender a importância do respeito entre os colegas, entendendo o valor de cada um na sociedade, respeitando as diferenças e aprendendo a conviver com as mesmas.
Duração das atividades
05 aulas com 60 minutos cada aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Valores como: Respeito, solidariedade, companheirismo, amizade, amor ao próximo entre outros.
Estratégias e recursos da aula
• APRESENTAÇÃO: De início introdução do conceito do HQ, com suas características para melhor compreensão das histórias estudas a seguir. Oferecer várias histórias para que os alunos possam manuseá-las e ler de acordo com as suas preferências . Selecionar uma história sendo com a escolha da maioria para ser trabalhada na sala. Fazer leitura de imagens para trabalhos posteriores. Levantar questionamentos como : Você Tem o hábito de ler histórias em quadrinhos? O que você acha das histórias? Qual tipo lhe chama mais atenção?
SLIDES
• TRABALHANDO VALORES: Selecionar histórias diversificadas ressaltando valores como respeito, amizade, solidariedade, convivência,levando os ao confronto de sua própria realidade, fazendo os refletir.
* Valorizar no espaço escolar a importância do trabalho em equipe, sensibilizando os para uma convivência saudável respeitando as diferenças.
• OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: Solicitar que os alunos produzam sua própria história a partir de imagens sugeridas ou que construam seu próprio desenho e história.
• RECONTO: Ler uma história retratando valores em seguida pedir que reescrevam a história lida.
Avaliação
Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor para avaliação: • Participação efetiva nas discussões e reflexões;• Observar o comportamento dos alunos referente os valores estudados.
• Criatividade na elaboração da história em quadrinhos, bem como perceber se o aluno: estabeleceu uma seqüência coerente na história, desenhou os personagens e escreveu as falas legíveis dentro dos balões.
Referências Bibliográficas: Apostila SESGRANRIO. PORTAL DO PROFESSOR. LIVROS DIDÁTICOS.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Hipertexto no Contexto Educacional

O Hipertexto no Contexto Educacional

“ A leitura é uma ferramenta de transformação
Social que constrói vínculos de reflexão e de
Conhecimento”.
( Autor desconhecido)
Penso ser um meio de formação que pode ser interligados através de diferentes formas nos mais variados recursos tecnológicos que constitui um suporte lingüístico semiótico não – linear mas que promove e informa através de conexões colaboradoras aos usuários podendo ser apresentadas de forma visual e flexível em uma abordagem pratica ao lançar o hipertexto no cotidiano educacional, onde nós professores passaremos para o aluno uma relação de interação no processo de aquisição de informação e de construção de conhecimentos. E o aluno por sua vez um colaborador pelo fato de acessar o hipertexto acrescentando comentários fortalecendo um ambiente no qual a aprendizagem acontece.
Por meio de uma leitura conectada em diferentes textos onde pode se colher informações de interesse necessário ao que se busca, o uso do hipertexto pode ser um convite a reflexão e o repensar na ação do adquirir, transmitir e organizar o conhecimento.
A forma como se “ler” , o nosso papel como educador poderão ser enfoques a textualidade ligados a tecnologia tornando o hipertexto uma maneira significativa de ver a leitura transformada e ligada a uma nova tecnologia.
No dia a dia da rotina na sala de aula é utilizado vários recursos, mas o hipertexto dificilmente, devido as dificuldades de recursos tecnológicos disponíveis aos trabalhos pedagógicos para o professo trabalhar com seus alunos como ferramenta de ensino. Mas, e esta rotina poderá ser modificada tornando de acesso dos alunos e professores por meio da conexão tecnológica com o blog por exemplo,tornará uma pratica mais participativa, estimuladora, oportunizando praticas de novos acessos e conhecimentos.

Leila Araujo Rodrigues.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A tecnologia dinamizando o espaço pedagogico

Quanto educadora tenho muita espectativas para este blog uma delas é utiliza-lo como feramenta do meu trabalho expondo minhas produções.